domingo, 12 de janeiro de 2014

Sonda espacial pode resolver mistérios da lua de Marte

Fobos - A lua de Marte | Notícias | The History Channel

A sonda espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), tornou-se o objeto espacial fabricado pelo homem a ficar o mais próximo de Fobos, uma das duas luas de Marte. O equipamento está a apenas 45 quilômetros de altitude do satélite natural do Planeta Vermelho. “Nossa sonda quase esbarrou em Fobos”, afirmou Michel Denis, responsável pelas operações da Mars Express.
 
Fobos - A lua de Marte | Notícias | The History ChannelA sonda passou tão rápido que não foi possível captar imagens. A manobra, entretanto, facilitará a obtenção de dados mais precisos em relação ao campo gravitacional desse satélite natural, o que ajudará os cientistas a conhecer melhor sua exótica estrutura interna, repleta de buracos.
 
Segundo declarações do porta-voz da ESA, o campo gravitacional de Fobos alterou levemente a trajetória da sonda, afetando sua velocidade em alguns centímetros por segundo. Essas pequenas variações foram refletidas nos sinais de rádio enviados à Terra, o que os cientistas relacionaram com a densidade e distribuição de massa no interior da lua.
 
Anteriormente, foi possível verificar que entre um quarto e um terço de Fobos está vazio, ou seja, a lua de Marte se assemelharia a uma pilha de escombros, com grandes vazios entre as pedras que compõem o seu interior. O estudo dessa lua, que tem raio orbital médio de 9.378 quilômetros, pode contribuir para resolver o mistério que envolve sua origem e a de Deimos, a outra lua que orbita Marte, a uma distância três vezes maior. Até agora, as teorias sugerem que as duas poderiam ser asteroides, capturados pelo campo gravitacional de Marte, ou que se formaram a partir dos escombros desprendidos por grandes impactos contra a superfície do planeta. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário