segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sonda Voyager sai do sistema solar em direção ao espaço exterior


A Voyager 1, lançada pela NASA em 1977, transformou-se no primeiro artefato criado pelo ser humano a atravessar a barreira do sistema solar. O fato aconteceu no dia 25 de agosto de 2012, em um momento histórico de superação da conquista espacial. Atualmente a Voyager 1 navega o espaço interestelar, fora da heliosfera, cerca de 19 bilhões de quilômetros de distância do Sol.

OUÇA O AUDIO EM PORTUGUÊS ENVIADO AO ESPAÇO:
"Paz e Felicidade a todos"


Sonda Voyager sai do Sistema Solar e chega ao Espaço Profundo

Os cientistas chegaram a esta conclusão através da medição das oscilações da densidade de plasma em torno da nave, que poderia ter sido feita antes, se o instrumento capaz de executá-la não tivesse rompido ao passar por Saturno. Graças a uma técnica desenvolvida por uma equipe da Universidade de Iowa, a mesma medição pode ser feita de forma indireta quando uma ejeção de massa coronal do Sol se interpôs no caminho da nave. Desta forma, sabemos hoje que a Voyager 1 está mais distante de nós do que qualquer outro objeto já tocado por um ser humano.

VOCÊ SABIA?
Mais de 11.000 pessoas trabalharam no projeto da Voyager, isso é o equivalente a um terço do esforço para construir as Pirâmides de Gizé, no Egito!
Lançamento Voyager 1: 05 de setembro de 1977, do Cabo Canaveral, Flórida (EUA).
Lançamento Voyager 2: 20 de agosto de 1977, do Cabo Canaveral, Flórida (EUA).
Foguetes de lançamento: Titan-Centaur.

A nave transporta um disco de ouro recoberto com chapa de cobre de 30 centímetros que contém 115 fotografias e uma variedade de sons naturais, assim como mensagens em 55 idiomas. Além disso, também estão ali as mensagens do então presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e do secretário-geral da ONU neste momento, Kurt Waldheim.

Sonda Voyager sai do Sistema Solar e chega ao Espaço Profundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário